quinta-feira, 27 de maio de 2010

Encerramento do curso Pró-Letramento Matemática







Ontem quarta-feira, dia 27 de maio, foi realizado o encerramento do Curso Pró-Letramento na modalidade Matemática. Quero de forma bem especial, agradecer e parabenizar a tutora Gláucia Lopes pela coragem e determinação.
Uma coisa nós não podemos perder de vista, é valorizar cada vez mais nossa estrutura educacional. Temos que continuar lutando e aprendendo cada vez mais.
Este trabalho teve por objetivo oferecer suporte à ação pedagógica dos professores, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem na modalidade de Matemática.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Anjos da Guarda




Anjos da Guarda
Leci Brandão

Professores

Protetores das crianças do meu país

Eu queria, gostaria

De um discurso bem mais feliz

Porque tudo é educação

É matéria de todo o tempo

Ensinem a quem sabe tudo } bis
A entregar o conhecimento

Na sala de aula

É que se forma um cidadão

Na sala de aula ]

Que se muda uma nação ] bis

Na sala de aula

Não há idade, nem cor

Por isso aceite e respeite

O meu professor

Batam palmas pra ele

Batam palmas pra ele

Batam palmas pra ele

AIDS



A AIDS, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (sigla do inglês: Acquired Immune Deficiency Syndrome) se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, o HIV (sigla do inglês - Human Immunodeficiency Vírus).

Síndrome: Grupo de sinais e sintomas que, uma vez considerados em conjunto, caracterizam uma doença.

Imunodeficiência: Inabilidade do sistema de defesa do organismo humano para se proteger contra microorganismos invasores, tais como: vírus, bactérias, protozoários, etc.

Adquirida: Não é congênita como no caso de outras imunodeficiências. A aids não é causada espontaneamente, mas por um fator externo (a infecção pelo HIV).

Este vírus tem período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

A aids é uma doença complexa, uma síndrome, que não se caracteriza por um só sintoma. Na realidade, o vírus HIV destrói os linfócitos - células responsáveis pela defesa do organismo -, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido.

Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era quase uma sentença de morte. Atualmente, porém, a aids pode ser considerada uma doença de perfil crônico. Isto significa que é uma doença que não tem cura, mas tem tratamento e uma pessoa infectada pelo HIV pode viver com o vírus por um longo período, sem apresentar nenhum sintoma ou sinal.

Isso tem sido possível graças aos avanços tecnológicos e às pesquisas, que propiciam o desenvolvimento de medicamentos cada vez mais eficazes. Deve-se, também, à experiência obtida ao longo dos anos por profissionais de saúde. Todos estes fatores possibilitam aos portadores do vírus ter uma sobrevida cada vez maior e de melhor qualidade.

Fonte: Sociedade Viva Cazuza

terça-feira, 18 de maio de 2010

OFICINA DO TV ESCOLA SALTO PARA O FUTURO





Realizado hoje dia 13 de maio de 2010 na Escola Diurza Leao a oficina
do grupo de estudos do TV ESCOLA SALTO PARA O FUTURO, com o tema:
"MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA" DE ANA MARIA MACHADO

terça-feira, 11 de maio de 2010

SALTO PARA O FUTURO - TV ESCOLA




Iniciou no dia 05/04/2010, na sala do TV ESCOLA no NTE de Inhumas, das 18:45 às 21:30, Salto para o Futuro - TV Escola, com carga horária total de 60 horas. Os encontros são dirigidos pela Professora Maria das Graças Silveira Couto - Coordenadora do TV Escola.

Programação:

05/04 a 09/04 - Divulgação Científica e Educação
26/04 a 30/04 - Escola de Atenção as Diferenças
10/05 a 14/05 - Linguagem Teatral e Práticas Pedagógicas
24/05 a 28/05 - A TV pelo olhar de quem vê

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Quando me amei de verdade (por Charles Chaplin)

Quando me amei de verdade,
compreendi que em qualquer circunstância,
eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.
E, então, pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome… Auto-estima.

Quando me amei de verdade,
pude perceber que a minha angústia, meu sofrimento emocional,
não passa de um sinal de que estou indo contra as minhas verdades.
Hoje sei que isso é… Autenticidade.

Quando me amei de verdade,
parei de desejar que a minha vida fosse diferente e
comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de… Amadurecimento.

Quando me amei de verdade,
comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou
alguém apenas para realizar aquilo que desejo,
mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada,
inclusive eu mesmo.
Hoje sei que o nome disso é… Respeito.

Quando me amei de verdade,
comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável…
Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo.
De início, minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama… Amor-próprio.

Quando me amei de verdade,
deixei de temer meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos,
Abandonei os projetos megalômanos de futuro.
Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é… Simplicidade.

Quando me amei de verdade,
desisti de querer ter sempre razão e,
com isso, errei muito menos vezes.
Hoje descobri a… Humildade.

Quando me amei de verdade,
desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o Futuro.
Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é… Plenitude.

Quando me amei de verdade,
percebi que a minha mente pode me atormentar e me decepcionar.
Mas quando eu a coloco a serviço do meu coração,
ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é…. SABER VIVER !